Nome*
Email*
(Não será mostrado)
Error Message

  
Tem a certeza que quer eliminar este comentário?SIM Cancelar
Guardar alterações Cancelar
Deixar um comentário
Os comentários estão activos para este voo
Este é o link RSS para os comentários deste voo
Copie e cole no seu leitor de RSS
Traduzir para

 Um "XcTrevim34" decidido uns metros depois de já ter saído de casa dos velhotes, após o almoço, mas ainda a tempo de enrolar as termicas em redor do "capacete" que cobria toda a zona da Serra da Lousã, até ao "turnpoint" no Espinhal.

Descolagem da deco2 por via da falta de visibilidade na principal. A deco2 foi limpa mas a zona objecto desta intervenção foi a parte onde se podem estendar as asas, deixando a coroa de acácias em redor intacta..! Se essa espécie endémica visse reduzida a sua quantidade naquele local sairia a zona largamente beneficiada em termos de opções de saída em função das condições atmosféricas. Desta forma só deixa espaço para descolagens técnicamente dificeis pela tendência do crescimento de rotores.

O voo foi essencialmente um termodinâmico a gerir a ratio altitude óptima de voo «--» altitude de segurança fora da nuvem, tendo falhado duas ou 3 vezes na vigilância desta última só porque levava a Mantra a 5kgs do peso máximo.

A zona da primeira transição estava dificil devido à entrada do vento de quadrante oeste, canalizado desde o vale de Miranda, acabando com a possibilidade de apoios por alí e provocando turbulência de frente na zona que dificultava o avanço da asa, sempre a perder. Tentei apanhar algo no único sitio possivel a base da enconta onde poderia derivar para NE mas pelo menos deixar de sentir o aroma a pinheiro!! 

Passada esta zona o vento entrava sempre NW e assim foi no vale de Miranda e Espinhal. Acho que o "corredor" de vento oeste na transição para o vale de Miranda tinha a ver com a diferença de intensidade e "energia" de um vale e de outro, provocando a fluxo, àquela hora.

Nas áreas mais escuras do(s) vale(s) fui ajudado 4 ou 5 vezes por pequenos grupos de andorinhas no enrolanço. Não deviam ser de lá porque as "andorinhas" residentes tinham rumado à costa!!

Mantra 6 MS

PTV: 90kgs

 

PortugalDanielFolhas @ 2022-05-23 22:04:22 GMT Linguagem Traduzir   
Responder